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O consumidor no Brasil tem conseguido cada vez mais respeito por parte das empresas. Leis já garantem que o consumidor tenha seus direitos respeitados e órgãos dos governos recebem as reclamações daqueles que, de alguma foram, se sentiram lesados.

Uma das campeãs de reclamações nos departamento de defesa do consumidor de todos os estados são as operadoras de celulares, visto que a maioria delas não atendem às normas da lei que regula o serviço de atendimento ao consumidor. O uso do celular no país cresceu muito, as operadoras investem milhões para expandirem sua cobertura e conquistarem novos clientes, o problema é que ela não consegue atender bem os clientes que já tem, aumentando este número aí sim, o atendimento vai só piorando, proporcional ao crescimento da clientela.

Uma das maiores reclamações é o atendimento via telefone que é demorado, quase nunca o consumidor consegue solução imediata para seu problema. Às vezes nem ao menos consegue resolvê-lo tendo que apelar para os órgãos superiores como a ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações - ou ao PROCON, órgão responsável por fazer o intermédio entre o consumidor e as empresas tentando a solução de problemas advindos da relação de consumo.

Assim, é fácil supormos que, a operadora que quiser conquistar e manter clientes deve investir em atendimento, em bom atendimento.

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A operadora Vivo oferece um serviço de atendimento ao cliente diretamente em seu site, o consumidor que estiver com alguma dúvida ou algum problema referente à operadora pode acessar o site:
www.vivo.com.br/faleconosco

No site, o cliente poderá entrar em contato com a operadora através de e-mail, que será enviado para a área responsável e dado posterior retorno ao cliente. Ao preencher o formulário, escolhe-se o setor para o qual deverá ser encaminhada a mensagem, agilizando assim, a solução do problema.

Através do site o consumidor também pode ter soluções a respeito de aparelhos, no link suporte a aparelhos; poderá também pesquisar por todas as lojas da Vivo pelo país; fazer consultas e pagamento de suas contas telefônicas; efetuar login na a área exclusiva do cliente; ou também ficar por dentro dos números de relacionamento com o cliente que a operadora oferece, os quais podem ser:
*8486 ligando do celular Vivo.

1058 para ligações de telefone fixo, inclusive para pessoas que não forem clientes da operadora
0800-7228346 para atendimento à deficientes auditivos.

Hoje, com a facilidade de comprar um chip, seja para plano pré-pago ou pós-pago, ficou fácil trocar de operadora, assim, sairá na frente aquela que primeiro perceber que seu cliente elas simplesmente não existiriam e tratar bem seus clientes é, o mínimo que uma operadora pode fazer. Disponibilizar vários canais para comunicação entre a empresa e o cliente e fazer com que estes canais de comunicação realmente funcionem é o primeiro passo.


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